
O QUE É – A reconstrução parcial é a reparação de um segmento da mama, por meio de técnicas cirúrgicas semelhantes às de uma mamoplastia estética.
Em casos iniciais de câncer de mama, é permito o tratamento conservador do órgão. A aplicação das técnicas de mamoplastias redutoras e mastopexias (lifting de mama) proporcionam reconstruções com ótimos resultados estéticos.
O objetivo é conservar a forma cônica da mama, com a aréola posicionada no ápice. Em muitas ocasiões é possível simetrizar o lado oposto, buscando proporção e o equilíbrio dos seios.
PARA QUEM – Para aquelas mulheres que passaram por procedimento de retirada parcial do tecido mamário e desejam recompor a forma e/ou reequilibrar a aparência de uma ou das duas mamas.
COMO É FEITO – Cada caso, cada paciente, exige uma abordagem particular e depende do tamanho das mamas, da localização do setor e da quantidade de tecido que será retirado no tratamento cirúrgico oncológico.
Para a reconstrução parcial pode-se utilizar:
COMO É A RECUPERAÇÃO – O tempo médio de internação hospitalar é de dois dias.
Os curativos são trocados semanalmente na clínica durante os primeiros 30 dias.
As atividades físicas e o ato de dirigir estão proibidos por quatro semanas e posteriormente são liberados de forma gradual.
A exposição ao sol deve ser evitada por três meses.
Inicialmente, pode-se ter uma ideia do resultado da cirurgia, mas a forma definitiva das mamas, assim como seu volume final, só será obtida entre três e seis meses após a realização do procedimento.


Texto.